Ora , que ironia , nada mais humano na Mitologia grega do que os próprios deuses . Ironia ? Ou seria como defendeu o filósofo alemão Ludwig Feuerbach , segundo o qual a religião é uma projeção humana , a essência humana projetada sobre si mesma ? O que haveria de mais humano do que a luxúria insaciável de Zeus , que traçava deusas , mulheres humanas e até rapazes ? A homossexualidade era uma prática bastante comum na Grécia antiga , incentivada nos exércitos espartanos para estreitar os laços sentimentais entre os soldados ( tanto homens como mulheres ) para mantê-los mais unidos . E o que dizer dos bacanais entre a elite grega , nos quais os homens excediam sempre no consumo de vinho e se entregavam às práticas homossexuais ?
As traições também faziam parte do comportamento dos deuses . Basta lembrar do adultério de Afrodite , que traíra seu marido Héfestos , o deus ferreiro coxo , que de tão feio fora desprezado e abandonado por sua própria mãe , a deusa Hera . A cobiça pelo poder levou Cronos a usurpar o trono de seu pai Urano . Uma profecia revelava que o trono de Cronos , por sua vez , também lhe seria tirado por um dos seus filhos . O destino foi inevitável : Cronos foi destronado por seu filho Zeus , o qual passou a reinar no Olimpo .
Ora , quão humanos são os deuses em seus comportamentos . Seriam eles um reflexo dos comportamentos humanos , da natureza humana ( Se é que se pode falar em uma natureza humana , correndo o risco de cometer um pecado contra Sartre ) ?
Por outro lado , na mitologia grega os homens se situam como objetos passivos das ações dos deuses . Os deuses criam a humanidade para depois voltar a destrui-la - É o mito do eterno retorno , que nos apresenta uma História cíclica , uma repetição infinita . Os homens se relacionam intimamente com os deuses , os quais estão sempre rondando à espreita dos homens , atuando sobre sua sorte , sobre seus comportamentos ...
Na mitologia , o espaço e o tempo possuem um caráter sagrado . Se tomarmos como objeto de estudo os mitos Cosmogônicos ( que se referem à criação do Cosmos , do universo ) perceberemos quão distante é o tempo dos acontecimentos na mitologia grega . Trata-se de um tempo tão distante , que se torna incalculável . É um pseudotempo , um tempo não real . São os primórdios , " o princípio de todas as coisas " .
O espaço adquire um caráter sagrado , sendo o campo de atuação dos homens e dos deuses . É o lugar do teatro das relações . É o lugar dos feitos heróicos humanos e divinos , como a história de Jasão e os argonautas , os grandes feitos de Héracles , a luta entre Teseu e o Minotauro , a vitória de Zeus sobre o gigante Tifão , o castigo de Prometeu , acorrentado .
É nesse universo fantástico , místico e sagrado que se relacionam seres tão parecidos em seus comportamentos ( Os homens e os deuses ) . O que diferencia os deuses dos homens é a imortalidade e o poder de realizar feitos que transcendem as possibilidades humanas . Entretanto , os deuses estão permanentemente atuando sobre a realidade dos homens , colocando seu poder a favor ou contra eles . Atuando diretamente sobre o destino da humanidade , talvez não no sentido de modificar o destino , mas de facilitá-lo ou torná-lo mais difícil , de acordo com o jogo de interesses dos deuses .
Nenhum comentário:
Postar um comentário